Vinhos do Alentejo mais sustentáveis

mercado_alimentar_rolhasComissão Vitivinícola Regional Alentejana junta-se ao Forest Stewardship Council e promove o uso de produtos certificados junto dos produtores e engarrafadores de Vinhos do Alentejo.

A parceria consiste na adesão ao Trademark Service Provider e pretende reforçar o seu compromisso com a prática de medidas sustentáveis, promovidas pelo Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que tem como uma das suas prioridades o uso responsável dos recursos naturais.

Quando pensamos numa garrafa de vinho, a ideia de proteger a floresta pode não estar subjacente, mas a verdade é que muitos dos seus componentes são de origem florestal. A rolha de cortiça, o rótulo em papel, a caixa em cartão ou madeira, ou até mesmo as barricas de carvalho onde ocorre a maturação do vinho, são produtos que provém da floresta e que devem ser objeto de uma garantia de proveniência sustentável.

CRVA vigilante da sustentabilidade

Nesse sentido, a parceria concretiza-se na adesão da CVRA ao Trademark Service Provider (TSP), programa que visa o acompanhamento do uso promocional das marcas registadas do Forest Stewardship Council (FSC), passando esta a ser uma das Entidades não certificadas, autorizadas a promover o sistema FSC.

A certificação FSC garante aos consumidores que os produtos que compram são provenientes de fontes responsáveis e que apoiam a conservação dos espaços florestais, permitindo que o mercado seja um incentivo para uma melhor gestão florestal.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s