Inovação que vem da água

MA_Aquaponics Iberia_tanque

A Aquaponics Iberia aposta na junção da aquacultura com a hidroponia, métodos mais sustentáveis de produção

A Aquaponics Iberia aposta na produção de alimentos usando um método integrado de produção, através da água. Um projeto nacional que procura investidores na Web Summit.

Produzir peixes, vegetais ou frutas através de processos de produção que juntam a aquacultura e a hidroponia. Este é o projeto da Aquaponics Iberia, uma startup de Torres Vedras que quer trazer para Portugal uma ideia que já é usada em países do continente americano e do Médio Oriente para combater a seca e a falta de água.

“A junção da aquacultura com a hidroponia anula as desvantagens destes dois métodos de produção, ou seja, a descarga de efluentes ou resíduos”, explica à agência Lusa o sócio-gerente João Cotter. Outra vantagem é o facto de este tipo de produção “poupar até 90% da água que utiliza”.

Através de um circuito fechado de água, a startup revela que é possível produzir, num tanque de aquacultura, várias espécies de peixes, cujos resíduos são depois libertados e transformados em nutrientes líquidos. Estes sub produtos são depois filtrados e transportados pela água para a fertilização de outros produtos agrícolas. “É evidente a vantagem da produção por via de um modelo sustentável sem impactos ambientais e sem a incorporação de fertilizantes sintéticos ou pesticidas”, garante João Cotter.

O tipo de produção aquapónica, com custos a rondar os 10 mil euros, destina-se não só a clientes domésticos, mas também a industriais. “Na vertente doméstica, temos promovido ações de formação para potenciar a criação de sistemas domésticos. A nível industrial, há interesse de restaurantes, universidades e produtores agrícolas e aquícolas”, explica. Atualmente, a empresa tem contratos estabelecidos com três clientes, mas uma carteira de potenciais interessados que aguardam a publicação de legislação para o licenciamento em aquacultura.

Criada em fevereiro de 2017,  a Aquaponics Iberia vai marcar presença no Web Summit , um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, o qual esperam que seja “a rampa de lançamento para o mercado internacional”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s