Receitas sem alergénios

ma_ovos

Os ovos são um alimento com elevado potencial alergénico

“Receitas sem alergias” é um guia em português com receitas culinárias orientadas para quem tem alergias alimentares. O projeto é da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

O livro em formato digital tem um total de 35 receitas gastronómicas, acompanhadas de informação sobre o valor nutricional e de vídeos ilustrativos sobre como preparar cada uma das receitas. O guia é gratuito.

Mousse de chocolate, bacalhau à Brás ou arroz doce. Se para uns estes pedidos são regulares, outros há que preferem nem ouvir para não ficarem aguados. As alergias alimentares ao leite, ovos, cereais (trigo) ou aos frutos secos são verdadeiras dores de cabeça para os intolerantes a estes alimentos e um desafio diário à criatividade para escolher o que comer.

É neste contexto que surge o livro Receitas sem alergias”, pensado e elaborado por estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Através de um interface simples e fácil de usar, os utilizadores podem escolher o(s) alimento(s) alergénio(s) a evitar na sua alimentação – seja leite, ovos, trigo, frutos secos ou soja – e descobrir receitas mais indicadas às suas restrições alimentares.

Este projeto resulta do trabalho da unidade curricular de Imunologia da licenciatura em Ciências da Nutrição e do Gabinete de Tecnologias Educativas da UP Digital.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s