Um copo de café… que se planta!

mercado_alimentar_copo-planta_reduce

A originalidade do copo biodegradável é que tem semente incorporadas e pode ser plantado

A StartUp americana Reduce. Reuse. Grow. cria copo de café biodegradável. A novidade é que quando plantado, dá origem a uma planta.

É o primeiro copo biodegradável que incorpora sementes nativas das regiões onde poderão ser plantados! A ideia partiu de startup Reduce. Reuse. Grow. do estado da Califórnia, mas pode ser aplicada em todo o mundo. E a causa é nobre: ter um papel ativo na reflorestação das comunidades locais.

E não se pense que o café ou as sementes sofrem algum tipo de alteração. O designer Alex Henige’s, um dos mentores da ideia, explica que uma das principais preocupações foi avaliar o impacto que o calor produzido pelo café poderia ter nas sementes. “Não registámos nenhuma alteração na sua germinação, pois as sementes não entram em contacto direto com o café”, justifica. A escolha das sementes também não foi casual, já que se tem sempre em linha de conta as plantas autóctones de cada região, de forma a evitar o plantio de espécies invasoras.

De acordo com os empreendedores, outra das vantagens é mesmo essa: a possibilidade de escolher as sementes presentes nos copos em função das regiões onde estes serão vendidos. “As lojas que adquirirem estes copos podem encorajar os clientes a “semeá-los” ou a devolvê-los para serem “semeados” pela empresa”, continua.

Os americanos bebem 400 milhões de cafés por dia, colocando 146 mil milhões de copos de café descartáveis em aterros todos os anos.

Já por cá, e acordo com a Associação Industrial e Comercial de Café (AICC), em média, cada português bebe 2,5 chávenas de café, por dia o que corresponde a uma média de consumo (nacional) de café de 4,73 kg, por pessoa e por ano. Quanto ao local de consumo, enquanto no resto da Europa apenas 20% do consumo de café é feito fora de casa e 80% é feito em casa, em Portugal esta tendência inverte-se: o nosso consumo é maioritariamente fora do lar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s