Cuidado com as sementes

mercado_alimentar_sementes_chia

O consumo excessivo de sementes de chia pode desencadear problemas gástricos

O uso de sementes como a chia, girassol, sésamo ou quinoa está a preocupar os médicos. Em causa o consumo excessivo e a falta de qualidade de alguns dos produtos no mercado.

A ingestão excessiva destes alimentos associado ao facto de alguns não cumprirem as regras de qualidade alimentar aumentam o risco de problemas de saúde, em especial do foro gástrico.

José Cotter, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, avisa que muitas destas sementes são vendidas em supermercados, em casas comerciais sem qualquer controlo de qualidade. “Induz-se nas pessoas a ideia de que podem ser consumir à vontade, que é muito saudável, sem efeitos colaterais. Isso não corresponde à verdade”, avisa o médico.

O consumo destas sementes pode “originar sintomas de mal-estar”, como muita flatulência ou oclusão intestinal (nos casos mais graves) que levam as pessoas ao médico. A solução passa, de acordo com o especialista, “reduzirem a sua ingestão”. E deixa um alerta: “O consumo deve ser feito sob orientação médica. É importante não esquecer que estes alimentos estão contraindicados em doentes com determinadas patologias, como a doença de Crohn ou perturbações no tubo digestivo”.

Para a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, outro perigo é os consumidores acharem que “as sementes são a panaceia dos maus hábitos alimentares”. Alexandra Bento relembra que “as sementes são saudáveis” e “importantes para a alimentação”, porque são ricas em fibras, vitaminas, minerais e outros fitoquímicos, mas não podemos pensar que vão resolver os problemas alimentares”. Por isso, avisa, o consumo pode ser “perigoso e incorreto” se for feito “sem a diluição perfeita, sem a trituração necessária” e de forma “exagerada”, só porque se pensa que é “tremendamente saudável”.

Do ponto de vista legislativo, a Bastonária defendeu ainda a necessidade de se garantir o cumprimento das regras de controlo em termos da legislação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s