Valorizar o leite de cabra

mercado_alimentar_queijaria-azinhal

A Queijaria Experimental tem ainda no portfólio iogurte de leite de cabra e vai apostar no queijo curado e no leite do dia

Queijaria Experimental, em Castro Marim, aumenta capacidade de produção de produtos alimentares à base de leite de cabra. E novos produtos já estão a ser desenvolvidos.

A Queijaria Experimental foi criada há cinco anos com o objetivo de rentabilizar a atividade produtiva e escoar o leite dos vários produtores locais de Caprinos de Raça Algarvia. Hoje, para além dos queijos frescos, a queijaria produz iogurtes e prevê, a curto prazo, colocar no mercado queijos curados e leite do dia pasteurizado.

Integrada no Centro Multiusos do Azinhal e sob a responsabilidade do município de Castro Marim e da Associação dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), a Queijaria Experimental produz queijo de cabra durante quase todo o ano. “Estamos a crescer muito ao nível da procura, e por isso precisamos de otimizar os processos de produção”, conta Ana Paula Rosa, responsável técnica da ANCCRAL.

A matéria-prima da Queijaria Experimental chega de 26 produtores locais, contudo apenas 90 a 100 mil litros ficam na empresa, sendo o restante revendido a empresas do baixo Alentejo. “Apresentámos uma candidatura no âmbito do aviso do DLBC Rural do Baixo Guadiana, com vista a aumentar a nossa capacidade de conservação, de transformação e de oferta de novos produtos”, adianta.

Ao MERCADO ALIMENTAR, Ana Paula Rosa revela que, apesar de operarem apenas na região do algarve, o queijo de cabra fresco (e com ervas aromáticas) e os iogurtes são muito procurados pela comunidade estrangeira residente, por pessoas que optam por estilos de vida mais saudável e até os intolerantes à lactose. Razões que justificam o reforço da oferta de produtos. Atualmente a trabalhar em contra-ciclo de procura – a maior produção de leite ocorre na primavera, mas a maior procura é no verão – a responsável diz que a inovação passa pela produção de queijo curado, com um prazo de validade mais alargado e com potencial de exportação, e a oferta de leite do dia pasteurizado.

Com cinco anos de atividade, a Queijaria Experimental opera para manter a tradição e ajudar a escoar o leite dos Caprinos de Raça Algarvia. O queijo é fabricado de modo tradicional, sem adição de conservantes e corantes, salvaguardando o sabor e os ingredientes tradicionais, como o cardo – atualmente, na maioria dos queijos frescos, presentes no mercado, pelo coalho de origem animal – e respeitando as normas de higiene e segurança alimentar.

A ANCCRAL é a entidade responsável pela atividade de produção e comercialização de queijo e iogurte de cabra, que distribui em diversos pontos de venda a nível local e regional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s