Banco de sementes já conta com 8 milhões

mercado_alimentar_banco-sementes-acores1

Depois de recolhidas, as sementes passam por um processo de limpeza, desidratação sendo depois congeladas. Foto_Banco de Sementes dos Açores

Localizado na ilha do Faial, o Banco de Sementes dos Açores conta atualmente com oito milhões de sementes preservadas, algumas em risco de extinção.

Violeta Olivan, bióloga espanhola responsável pelo projeto, explica que “as sementes são apanhadas no seu habitat natural. Segue-se um processo de limpeza e é-lhes retirada a humidade, e só depois é que são divididas em diferentes amostras. De seguida são conservadas durante anos a baixas temperaturas, num congelador”.

O projeto Banco de Sementes dos Açores conta com 13 anos de atividade e guarda atualmente 60 espécies e subespécies das nove ilhas do arquipélago açoriano. À agência Lusa, a investigadora de 29 anos, dá o exemplo da espécie “Myosotis azorica”: “Esta espécie só se dá nas ilhas das Flores e do Corvo, mas corre o risco de desaparecer pois tem populações muito pequeninas”.

Dinamizado pelo Jardim Botânico do Faial, o objetivo sempre foi claro: recolher e manter uma coleção de sementes viáveis das espécies mais raras dos Açores (árvores, arbustos e plantas), nomeadamente as mais ameaçadas. O processo de recolha das espécies inicia-se no inverno e pode demorar alguns meses, consoante as quantidades e as espécies. Depois da recolha e limpeza, as sementes são alvo de avaliações regulares, através de testes laboratoriais, com vista a validar a sua viabilidade. É que o objetivo é passá-las para os viveiros e, posteriormente, recolocadas no seu habitat natural.

“Todo este trabalho ajuda-nos a conhecer mais a biologia das plantas, saber quanto tempo a semente pode ser conservada, que condições precisa, pois cada planta é mundo”, finaliza a responsável.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s