Nem tudo o que vem à rede… é para comer!

img_1163

Variar a dieta de peixe e verificar o rótulo são duas recomendações do Guia da WWF

WWF lança Guia para Consumo de Pescado e alerta para necessidade de os consumidores fazerem escolhas responsáveis de peixe e marisco. Objetivo: repor o equilíbrio nos ecossistemas e proteger os oceanos.

O Guia para Consumo de Pescado da WWF aposta em três recomendações para um consumo sustentável de peixe e marisco: Atenção ao tamanho mínimo legal dos peixes; variar a dieta de peixe e verificar os rótulos, optando por produtos com selos que confirmam a sustentabilidade da pescaria e o respeito pelo meio ambiente, como o MSC e o ASC – para a pesca selvagem e aquacultura, respetivamente.

De fácil leitura, o guia recorre a um sistema de cor simples (azul para “produtos certificados”, verde para “boa opção”, amarelo para “pense duas vezes” e vermelho para “pescado a evitar”) para uma lista de 15 espécies marinhas mais consumidas em Portugal (Atum Patudo, Atum Bonito, Pescada, Bacalhau, Salmão, Dourada, Carapau, Camarão de Moçambique, Sardinha, Robalo, Polvo, Cavala, Amêijoa-Boa, Berbigão e Mexilhão). A ideia é informar o consumidor sobre o estado em que se encontram estas espécies, de forma a levá-los a fazer opções de consumo mais responsável.

O documento contempla ainda dez receitas de dez chefs europeus que apoiam a causa da WWF. A receita que representa Portugal é da autoria do chef Vitor Sobral – Bacalhau confitado com tomate seco e alperces.

De acordo com a WWF, consumimos, em média, 20 kg de pescado por ano – quase o dobro de há 50 anos atrás. Mas há mais: 93% dos stocks de peixe no Mediterrâneo estão sobreexplorados e 31% dos stocks globais estão sobreexplorados. O problema é mais relevante se considerarmos que 800 milhões de pessoas dependem do peixe como uma fonte essencial de proteína.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s