Vinho em laboratório

mercado_alimentar_tubos-de-ensaio

O Centro de Apoio Tecnológico AgroAlimentar ajuda os vitivinicultores a melhorar a qualidade de vinho que produzem

O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, abre portas e auxilia os produtores de vinho a melhorar o produto da região.

 

Melhorar a qualidade do vinho produzido na região. Neste sentido, o Centro de Apoio Tecnológico AgroAgroalimentar (CATAA) disponibiliza um serviço que contempla um conjunto de análises físico-químicas que servem para balizar os vitivinicultores a avaliar a caracterização das uvas para vinificação, o mosto e o vinho produzido.

 

Numa região em que a maioria da produção provém de pequeno produtores, Luísa Paulo, responsável do laboratório Físico-Químico, conta ao Mercado Alimentar que “há muita curiosidade em avaliar o mosto e a fase final da fermentação”, mas admite “temos capacidade para fazer muito mais análises”.

 

O valor associado depende do tipo de análise pretendida – musto, uva para vinificação, final da fermentação, vinho para engarrafar – e pode variar entre os 5 e os 15 euros, sem iva.

 

Para controlo de maturação das uvas/mosto, são realizadas as seguintes análises: Determinação do peso por bago (média de 200 bagos recolhidos); Determinação dos sólidos solúveis totais (Brix) e Grau provável; Determinação do pH e determinação da acidez total. Para realização das análises em mosto são necessários no mínimo 50 cl de amostra, e deve ser representativa do produto.

 

Quanto à avaliação do vinho no final da fermentação, pode ser efetuada a determinação de pH, da acidez total, da densidade, do título alcoométrico volúmico adquirido, do ácido L-málico, ácido L-láctico e da frutose, da glucose, e do dióxido de enxofre livre e total.

 

Há ainda um conjunto de análises que permitem avaliar o vinho para engarrafar e que determinam o pH, a densidade, a acidez total, a acidez volátil, o título alcoométrico volúmico adquirido, dióxido de enxofre livre, e dióxido de enxofre total.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s