Nozes contra o cancro

mercado_alimentar_nozes2

As nozes são ricas em ácidos gordos polinsaturados, ómega 3 e 6 e vitamina E

O consumo de nozes tem efeito preventivo no desenvolvimento do cancro do cólon, em especial no sexo masculino. Estudo publicado na revista Cancer Prevention Research.

Investigadores da UConn Health, – University of Connecticut, nos EUA, constataram que os ratinhos que consumiam entre sete a 10,5% das calorias totais de nozes – equivalente à ingestão de 28 gramas de nozes por dia – desenvolviam menos cancros do cólon. No caso dos ratinhos macho, a incidência era 2,3 vezes menor.

Para perceber a razão, foram analisadas as comunidades bacterianas presentes no trato digestivo dos animais. Verificou-se assim que o consumo de nozes alterava a flora intestinal, promovendo uma ação protetora contra o cancro do cólon. Daniel W. Rosenberg, um dos autores do estudo, revela que, pela primeira vez, se percebe que “as nozes podem atuar enquanto probiótico, tornando o cólon saudável, oferecendo, por sua vez, proteção contra os tumores do cólon”.

A resposta parece estar na quantidade elevada de ácidos gordos polinsaturados (comparativamente com os outros frutos de casca rija) da noz, à elevada taxa de ácidos gordos ómega 3/ácidos gordos ómega 6 e à vitamina E, com propriedades anticancerígenas.

Há muito que se fala no efeito protetor da noz em doenças associadas ao regime alimentar e ao estilo de vida, como as doenças cardíacas, diabetes e distúrbios neurológicos. No caso do poder anticancerígeno, são agora esperados mais estudo que reforcem estes resultados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s