Investir na produção biológica

img_3192

Atualmente, apenas 20% da produção biológica nacional se destina à produção de bens alimentares

Entrou em discussão a consulta pública sobre a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Biológicos. Até 30 de setembro.

De acordo com o Governo, esta discussão pública vai “permitir aos cidadãos e partes interessadas participarem na formulação e definição da estratégia, através de um instrumento de apoio e recolha de opiniões sobre a importância de um conjunto de questões”.

O processo é simples, basta preencher um questionário online disponível na página web da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com um tempo médio de resposta de 15 minutos.

Os resultados desta consulta que termina a 30 de setembro, juntam-se depois às contribuições resultantes do Grupo de Trabalho e da consulta a partes interessadas e a peritos, os quais ajudarão a delinear e consolidar a estratégia global. Em causa está, e de acordo com o Governo, a dinamização de um setor capaz de contribuir  para o Desenvolvimento Rural, sobretudo em articulação com a reprogramação do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

Atualmente a superfície cultivada em agricultura biológica em Portugal tem vindo a crescer de forma sustentada, representando 239.864 hectares, sendo as regiões com maior produção a Beira Interior e no Alentejo. Nestas regiões, cerca de 80% daquela superfície é destinada maioritariamente a pastagens e forragens para alimentar o efetivo pecuário, sendo apenas 20% destinada à produção de bens alimentares dirigidos ao consumo alimentar direto ou para transformação. Ou seja, hoje em dia os produtores pecuários biológicos são exploradores de bovinos e ovinos.

No ano de 2015, o número de produtores biológicos atingiu um total de 3.837 produtores agrícolas. Já os processadores e transformadores são um total de 304 operadores, expressando uma tendência de crescimento.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s