Peixe, fonte de iodo

peixe_bancada

O pescado é uma fonte natural de iodo

O consumo regular de peixe garante o aporte da dose diária recomendada de iodo nos adultos. Conclusões de um estudo preliminar do Instituto Ricardo Jorge.

 

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge (INSA) analisou 480 alimentos, de acordo com seis grupos: peixes, mariscos e bivalves, leite e derivados, vegetais, fruta e refeições compostas. Os resultados preliminares mostram que uma alimentação rica em peixe e laticínios supre a dose diária adequada (150 μg/dia).

 

A deficiência crónica de iodo pode levar a distúrbios que incluem alterações cognitivas com diminuição das capacidades de aprendizagem, bócio, mortalidade infantil e hipotiroidismo. A fonte natural de iodo são os alimentos.

 

O estudo publicado no artigo “Quantificação de iodo em alimentos consumidos em Portugal: resultados preliminares”, publicado na última edição do Boletim Epidemiológico Observações revela que a equipa de investigadores do INSA recorreu à técnica de espectrometria de massa com plasma indutivo acoplado (ICP-MS) para caracterizar o teor de iodo em alimentos representativos da dieta portuguesa. “A inclusão de alimentos cozinhados permite quantificar o iodo com dados reais e estimar o seu aporte diário mais próximo da realidade de consumo”, revela comunicado da instituição.

 

As conclusões do estudo indicam que o pescado é uma boa fonte de iodo enquanto os laticínios – leite e iogurtes – e as refeições compostas à base de peixe contribuem para assegurar uma percentagem relevante da dose diária de iodo, se bem que mais baixo do que os outros alimentos.

 

O iodo é um elemento essencial na dieta humana e animal, sendo indispensável para a síntese das hormonas da tiroide, tiroxina e triiodotironina, cujo principal papel está relacionado com o crescimento e desenvolvimento dos órgãos, em particular do cérebro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s