Há abelhas no Porto Santo

mercado_alimentar_apicultura1

Atualmente existem na Ilha do Porto Santo 44 colmeias em atividade

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo distribuem dez enxames para dinamizar a atividade apícola na Ilha.

Os dez enxames foram adquiridos à Fruter, nos Açores, como garantia de ausência de doença Varroa, uma bactéria que terá afetado a criação, sendo responsável pela extinção da atividade há mais de dez anos. Os enxames foram distribuídos gratuitamente aos apicultores da Ilha de Porto Santo, com vista a dar continuidade ao objetivo de reintroduzir e dinamizar a apicultura na ilha.

Ao Mercado Alimentar, António Maia, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas conta que “o projeto teve início em 2015, altura em que distribuímos os primeiros dez enxames. O sucesso da iniciativa permitiu que este ano, em junho, fossem distribuídos mais dez a apicultores credenciados da Ilha”. Os enxames introduzidos foram acompanhados por um certificado sanitário, que atesta a proveniência de uma zona isenta (Açores) de doenças de declaração obrigatória, contribuindo para que a Ilha do Porto Santo mantenha o estatuto de “isenta” no que se concerne a doenças e pragas que afetam as abelhas e as colmeias

Para o Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, a entrega dos “enxames visa impulsionar o setor na Ilha, ao mesmo tempo que tem um papel muito importante ao nível da biodiversidade, pois sabemos a importância da abelha na polonização”.

Atualmente existem 44 colmeias naquela Ilha distribuídos por seis apicultores registados na base de dados do registo da atividade apícola.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s