Com sabor a canela

mercado_alimentar_canela

Investigadores acreditam que a canela pode ajudar a melhorar a capacidade de aprendizagem

O consumo de canela pode melhorar a aprendizagem. O estudo foi publicado na Journal of Neuroimmune Pharmacology.

Orientado por investigadores da Universidade de Rush, nos EUA, o estudo constata que a ingestão de canela aumenta a capacidade de aprendizagem em ratinhos que tinham dificuldades em aprender.

Os investigadores constataram que o hipocampo (zona do cérebro envolvida na produção, organização e armazenamento de memória) dos animais com menor capacidade de aprendizagem tinham, comparando com os ratinhos controlo, menor quantidade de CREB (proteína envolvida na memória e aprendizagem) e maiores quantidades da subunidade 5 do recetor GABAA ou GABRA5.

“É importante compreender os mecanismos cerebrais que conduzem à má aprendizagem. Só assim poderemos desenvolver estratégias eficazes com o intuito de melhorar a capacidade de memória e aprendizagem”, referiu Kalipada Pahan, um dos investigadores.

Durante o estudo, os ratinhos foram alimentados oralmente com canela, metabolizada pelo organismo em benzoato de sódio, um químico utilizado como fármaco para os danos cerebrais. Quando o benzoato de sódio entrou no cérebro dos animais verificou –se um aumento da CREB e uma diminuição da GABRA5. Em paralelo constatou-se um estimulo da plasticidade dos neurónios do hipocampo, condições que conduziram a melhorias na memória e aprendizagem.

Apesar dos bons resultados alcançados nos ratinhos com menor menores capacidades de aprendizagem, porém não se verificaram alterações no padrão das capacidades dos animais que aprendiam com facilidade.

“Este pode ser um método seguro e eficiente de ajudar a converter maus alunos em bons alunos. Mas são precisos mais estudos para replicar os resultados”, resume o investigador em comunicado de imprensa.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s