Portugueses preferem os frescos

IMG_6223

Os legumes, a fruta e o pão estão cada vez mais presentes nos cestos de compras

Os portugueses estão a valorizar a zona de frescos das cadeias da grande distribuição. Conclusão do Barómetro Marcas e Consumidores, da consultora Kantar Worldpanel.

O Barómetro Marcas e Consumidores, elaborado pela consultora Kantar Worldpanel para a Centromarca, Associação de Produtos de Marca, acompanha o consumo de 4000 lares em Portugal – e revela que o volume de compras de frescos cresceu 5,2% entre janeiro e maio, quando no mesmo período de 2015 estava a cair 4,3%.

Na categoria de frescos, verifica-se que o maior crescimento é nos produtos de pastelaria, que aumentaram 21,6% (em linha com o que se verificou no ano passado). Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, diz que esta subida expressiva não significa que, de repente, os portugueses tenham passado a comer mais bolos. “Optamos é por outro tipo de produtos. No caso do peixe e marisco (cujo volume de compras cresceu 6%) regista-se uma quebra na compra de mistura de mariscos e passamos a comprar camarão. É uma tentativa de ter qualidade nos alimentos”, sugere.

Os legumes, que tinham perdido importância em 2015, passaram a estar mais presentes no cabaz de compras (mais 7,7%), tal como o pão (5,4%) e a fruta (mais 4%). Todos tinham registado quedas de consumo entre janeiro e maio de 2015. Para as empresas que transformam alimentos (comida congelada, enlatada, embalada, entre outros), a preferência pelos frescos pode significar menos vendas.

A opção por uma alimentação saudável é notória. As zonas de produtos alternativos – como as massas integrais, sementes ou bebidas vegetais – estão a ganhar cada vez mais espaço nas cadeias de grande distribuição, que respondem à nova exigência dos clientes. Dados da Nielsen revelam que nos últimos dois anos a quantidade de pão “diet” vendida aumentou 239%, as vendas de arroz integral subiram 44% e as de iogurtes biológicos 45%.

 

Com o Público.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s