OPTAR pela Madeira

mercado_alimentar_madeira_bolo caco

O Bolo do Caco é um dos produtos madeirenses mais conhecido e valorizado

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas cria Organismo para a Promoção da Transparência do Agroalimentar na Região Autónoma da Madeira. O objetivo é defender e promover o produto regional.

Através do Organismo para a Promoção da Transparência do Agroalimentar na Região Autónoma da Madeira (OPTAR), o Governo Regional quer envolver as entidades privadas, associações e representantes de várias secretarias regionais com vista a incentivar e fortalecer a relação entre os distribuidores (grossistas e retalhistas) e produtores regionais. Uma missão que prevê fomentar e valorizar os produtos locais através de uma discriminação positiva junto do comércio e ajudar a potenciar os produtos regionais.

“O que é regional é bom! E as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais desde que seja regional e de qualidade. E se for biológico, melhor”, diz Humberto Vasconcelos, secretário regional de Agricultura e Pescas. E continua: “Acima de tudo queremos trabalhar com todos os setores, desde a produção até ao consumidor final, para que o agente económico madeirense tenha espaço e possa competir de igual modo com outros, independentemente do seu tamanho”.

De relembrar que em 2011 foi criado pelos ex-ministérios da Economia e do Emprego, e da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA) como o objetivo de “fomentar a equidade e o equilíbrio da cadeia agroalimentar, promovendo o diálogo, para permitir o aumento da transparência do mercado e o equilíbrio na distribuição de valor entre os diferentes setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agrícolas e agroalimentares.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s