Porcos que merecem Ouro!

porcos

A Gala Porco d’ Ouro atribuiu ainda o Galardão Diamante por boas práticas ambientais

Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores distingue 11 explorações suinícolas que se destacam pela produtividade numérica, taxa de partos e leitões desmamados.

Durante a Gala Porco d’Ouro, que decorreu em Leiria, foi ainda atribuído um prémio ambiental. “É importante premiar o esforço na implementação de novas técnicas de produção e destacar os novos objetivos e desafios que todos os dias o setor tem de lidar”, refere Vítor Menino, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS).

Para o responsável, uma das principais preocupações desta gala é “transmitir à sociedade em geral a preocupação que o setor tem com o bem-estar animal e com a sustentabilidade ambiental” e ao mesmo tempo demonstrar que a suinicultura “é um setor responsável e cumpridor de toda a legislação”. Neste caso, o “prémio máximo” – galardão Diamante – foi entregue à exploração Nuno Correia, da empresa Intersuínos, que também recebeu o prémio de Máxima Produtividade Numérica.

Mas há mais vencedores. Na 1.ª categoria, de 10 a 350 porcas, a Exploração Cristelo, da empresa Porcinveste, conquistou o Prémio Produtividade Numérica e Prémio Taxa de Partos. Neste escalão, a FPAS atribuiu o Prémio Leitões desmamados por Porca Reformada (leitões produzidos pela porca na sua vida produtiva) à Exploração Aroeira, da empresa Valorgado.

A Exploração António Lopes Gameiro, da empresa Ti António, venceu o Prémio Produtividade Numérica na 2.ª categoria, de 351 a 600 porcas. Os prémios Taxa de Partos e Leitões desmamados por Porca Reformada foram para a Exploração Lagameças, da empresa Intersuínos.

Na 3.ª categoria, superior a 601 porcas, a exploração Nuno Correia, da empresa Intersuínos, conquistou o Prémio Produtividade Numérica. Neste escalão, o Prémio Taxa de Partos foi entregue à exploração Cortageira, da empresa Raporal, e o Prémio Leitões desmamados por Porca Reformada à exploração Reis & Silva.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s