Sal do Samouco certificado

mercado_alimentar_salinas samouco

As salinas do Samouco estão integradas na Zona de Proteção Especial (ZPE) do estuário do Tejo 

O sal produzido pela Fundação das Salinas do Samouco recebe certificações de qualidade e produção, já que ainda se recorre apenas a técnicas artesanais de produção.

A qualidade do sal produzido pela Fundação das Salinas do Samouco foi reconhecida através da certificação pela Sativa, que autenticou também a produção artesanal com recurso a plantas halófitas. O sal produzido nas salinas do Samouco assume a vertente de sal marinho artesanal e flor de sal.

“A obtenção destas certificações demonstra que a estratégia seguida pela Fundação permite manter atividades dentro das áreas protegidas, sem que estas tenham influência negativa na natureza”, conta Firmino de Sá, presidente do conselho de administração da fundação.

Para além da qualidade, a certificação também atesta a mais valia da produção totalmente artesanal do sal, a ausência de utilização de meios mecânicos motorizados e o uso de técnicas tradicionais artesanais. “A circulação da água é feita por gravidade e a evaporação por ação do sol e do vento, utilizam-se instrumentos de trabalho ligeiros, não oxidáveis ou deterioráveis. Já a secagem é feita naturalmente ao sol, respeitando as características físico-químicas, bacteriológicas e organoléticas a que deve obedecer o sal marinho tradicional”, remata.

O sal produzido pela Fundação das Salinas do Samouco pode ser adquirido no local ou em algumas lojas de produtos biológicos em Alcochete.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s