Do mar para…o consumidor

mercado_alimentar_lota

Hoje em dia, o pescado que não é vendido em lota é encaminhado para transformação

Os pescadores de arte xávega da Praia de Mira querem venda direta ao público do peixe que sobra após a venda oficial em lota. Medida responde ao programa comunitário FarNet.

Carapaus, lulas, longueirão e outras espécies trazidas pelas redes são algum do pescado que, após a venda oficial em lota, os pescadores querem vender diretamente ao público. O pedido vai seguir para a Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Centro.

“É peixe de alto valor nutritivo, mas não de valor comercialmente rentável para a nossa atual rede de distribuição de pescado”, argumenta o presidente da direção da Associação Portuguesa de Arte-xávega, José Vieira. Para este responsável, a criação de uma banca de venda desta pesca de cerco vai ao encontro do programa comunitário FarNet, que apoia investimentos de pequena envergadura, capazes de encurtar o circuito de venda de pescado ao público.

“Em média, a arte xávega em Mira fatura anualmente entre 600 mil euros e 1,5 milhões de euros, mas os últimos anos têm sido muito difíceis”, reconhece José Vieira, que preside a uma associação que agrupa 42 companhas de todo o país.

A criação de uma banca de arte xávega junto à lota é uma velha aspiração dos pescadores, que se queixam dos baixos preços impostos pelos compradores das grandes superfícies. “É peixe fresquíssimo, acabado de sair do mar, que vai continuar a ser vendido ilegalmente enquanto não houver uma banca autorizada”, diz José Vieira.

Atualmente, o pescado que não é vendido em lota é reencaminhado para transformação, apesar de haver sempre muitos particulares interessados na sua compra. Na praia de Mira existem quatro “companhas” de arte xávega que vão ao mar durante todo o ano e que emprega, cada um, cerca de vinte pessoas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s