Menos atum nos Açores

mercado_alimentar_pesca_atum

O POPA permite que os produtos dos Açores ostentem o selo “Dolphin Safe – Friend of the Sea”

Governo dos Açores mantém Programa de Observação da Pescas do Atum, apesar das fracas safras registadas nos últimos anos no arquipélago.

Criado em 1999, o Programa de Observação da Pescas do Atum (POPA) tem ajudado a detetar tendências de alteração nas pescas, constituindo uma fonte de informação fundamental para os investigadores, mas também para os próprios profissionais da pesca.

“O POPA dá um grande contributo à economia dos Açores, porque facilita as nossas exportações, tanto de conservas como de peixe fresco”, explica Fausto Brito e Abreu, secretário regional do Mar, relembrando que, graças a este programa, as conservas de atum produzidas nas fábricas da região podem ostentar o selo “Dolphin Safe – Friend of de Sea“.

Para Miguel Machete, investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores que coordena o POPA, é importante manter o projeto científico. “Infelizmente, a pescaria do atum nos Açores não tem corrido muito bem. As capturas têm sido reduzidas, nomeadamente nos primeiros meses de safra”, adianta Miguel Machete. Dos oito observadores contratados para a safra deste ano, conta, apenas quatro estão embarcados, devido ao reduzido número de barcos que se encontra em atividade nesta época do ano.

Miguel Machete diz desconhecer as razões para que os atuns tenham praticamente desaparecido das águas dos Açores nos últimos anos. Contudo, recorda que o aumento de pesca de atuns junto à costa africana, em águas mais quentes e com recurso a artes de pesca mais intensivas, poderá explicar por que os atuns não chegam em grande número aos mares dos Açores.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s