Das Barras para os pratos gourmet!

mercado_alimentar_cogumelos skitake

Há doze anos a produzir cogumelos exóticos, a Cogumelos Cultivados é reconhecida pela qualidade e diversidade de produtos bio. Na carteira de clientes estão chefs nacionais com estrelas Michelin e as lojas Bio da capital.

Shii-take, Pleurotus amarelo, Pleurotus cinzento, Nameko, Pleurotus eryngii ou Cogumelo do Cardo. À partida nomes estranhos, mas quem aprecia cogumelos conhece-os bem. E para responder à crescente procura, a Cogumelos Cultivados, sediada nas Barras, no concelho de Tábua, aposta em força neste nicho de mercado.

Responsável por toda a linha de negócio – produção, comercialização e distribuição -, toda a produção é feita em modo biológico, com certificação atribuída pelo ECOCERT. Ao Mercado Alimentar, Klaas Zwart, um dos sócio-gerente, revela que os cogumelos Shii-take são os que têm maior procura, seguidos do Pé azul, Enoki, Shimeji, e garante que a produção segue toda o mesmo principio de cultivo. “Existem no mercado cogumelos Shii-take mais baratos, produzidos em troncos. Nós optamos por usar por base a serradura do carvalho, o que lhes garante maior qualidade e sabor. E os clientes percebem a diferença”. remata.

Com uma produção anual de 16.000 kg, do total das variedades, as vendas são exclusivas para o mercado nacional, com destaque para as lojas e mercados biológicos e algumas cadeias de supermercados. Mas para Klaas Zwart, o verdadeiro marketing está no…boca a boca. “Os chefs com quem trabalhamos, alguns deles de restaurantes distinguidos com estrelas Michelin, são os nossos melhores embaixadores”, continua. E os melhores clientes! “Atualmente vamos duas vezes por semana a Lisboa levar os nossos produtos sempre frescos”, afiança.

Mas não é só de cogumelos que se faz o negócio. A Cogumelos Cultivados aposta ainda na produção de outros alimentos frescos de alta qualidade: “Também produzimos rebentos geminados – girassol e coentros – mini legumes, vegetais. Somos ainda distribuidores de micro-vegetais, mini-vegetais e flores comestíveis, de uma empresa holandesa, a Koppert Cress”, conta Klaas Zwart ao Mercado Alimentar.

Criada há 12 anos, a Cogumelos Cultivados foi criada pelos holandeses Klaas Zwart, engenheiro do ambiente, e Francien Nijhof, engenheira agrónoma. O “encantamento” por Portugal levou-os a instalarem-se na região centro do país e a apostar na produção biológica de produtos alimentares. A produção de cogumelos acabou por ser aposta (ganha) do casal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s