Gosta de feijão? E de grão?

mercado_alimentar_feijão2

“Uma porção de Leguminosas por dia” é uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Associação Portuguesa dos Nutricionistas lança campanha “Uma porção de Leguminosas por dia”. Uma iniciativa que aposta nas receitas para incentivar o aumento do consumo de leguminosas.

A iniciativa conta o apoio de um grupo de chefes nacionais de renome que, mensalmente, apresentam receitas simples, que têm como ingrediente principal as leguminosas. Este mês é o chefe Kiko.

Outros nomes como o Chefe José Avillez, Hélio Loureiro, Miguel Laffan, Filipa Gomes e Jorge Sousa vão disponibilizar todos os meses no site da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) uma nova sugestão para enriquecer os menus dos portugueses. Em paralelo, a associação está a desenvolver um e-book sobre leguminosas com toda a informação sobre este grupo alimentar, com o título “Leguminosa a leguminosa, encha o seu prato de saúde”.

Para Célia Craveiro, presidente da APN: “As leguminosas estavam muito presentes no regime alimentar dos portugueses no passado. Hoje em dia estão a perder lugar. Este ano, declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Leguminosas, é o momento certo para sensibilizar as pessoas para os benefícios nutricionais deste alimento, a que se somam outros, de cariz social, ambiental e económico.”

A verdade é que os portugueses não comem leguminosas. Apesar de terem alto valor nutricional para terem baixo preço, o feijão encarnado, frade, ervilhas ou grão não parece encher as medidas dos consumidores que optam por outros alimentos à mesa. De acordo com Balança Alimentar Portuguesa de 2008-2012, a disponibilidade das leguminosas corresponde apenas a 0,6%, quando a Roda dos Alimentos indica que deve fornecer ao dia alimentar cerca de 4%.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s