Mais fruta para a “barriguinha”!

mercado_alimentar_universidade alberta

Piush Mandhane, investigador que lidera o estudo, aconselha as mulheres grávidas a ingerir a dose diária recomendada Foto_Universidade de Alberta 

Comer fruta durante a gravidez trás benefícios à criança. Estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, relata melhor desempenho em testes de desenvolvimento, ao um ano de idade.

Publicado na revista EbioMedicine, a investigação analisou os dados de 688 crianças, tendo controlado os fatores que habitualmente interferem na aprendizagem e no desenvolvimento: orçamento familiar, escolaridade paterna e materna e a idade gestacional da criança.

O estudo, liderado por Piush Mandhane, recorreu à escala do quociente de inteligência (QI). Em média, as pessoas têm um QI de 100, mas em cerca de dois terços da população esse valor varia entre 85 e 115. A investigação canadiana apurou que se as mães consumissem, em média, seis ou sete porções de fruta ou sumo de fruta por dia ao longo da gravidez, os filhos tinham mais seis ou sete pontos na escala de QI ao um ano de idade.

“Sabemos que quanto mais tempo uma criança está no útero, mais se desenvolve. Incluir mais uma porção de fruta por dia na dieta da mãe, trará o mesmo benefício que nascer uma semana mais tarde”, referiu o investigador.

Embora os resultados sejam encorajadores, Piush Mandhane alerta para o risco do consumo excessivo de fruta, associados ao aumento de ingestão de açúcares naturais, já que pode potenciar o desenvolvimento de diabetes gestacional e elevado peso à nascença. “O ideal é as mulheres grávidas ingerirem a dose diária recomendada e consultar os seus médicos”, finaliza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s