Inovar na conservação

 

mercado_alimentar_sumo de laranja_criança

A Chinova Bioworks está a desenvolver um conservante para bebidas naturais, iogurtes e compotas

A ideia é portuguesa, mas está a ser desenvolvida na Irlanda. Um conservante para bebidas naturais que prolonga a sua validade sem alterar o conteúdo nutricional, sabor ou cheiro.

Chinova Bioworks é uma empresa sediada na Irlanda, mas com capital e know-how português e canadiano. Emanuel Dinis, de 24 anos, com licenciatura e o mestrado em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, está a desenvolver um conservante para bebidas naturais com um largo espetro antimicrobiano, que não altera as propriedades da bebida.

“Com este produto, o setor de bebidas naturais consegue prolongar o prazo de validade. Desta forma, as empresas ganham, mas também o cliente final. Estaremos sempre a falar de uma bebida que é um produto 100% natural, fresco, seguro e saboroso”, referiu o investigador em entrevista à Lusa.

A ideia surge da necessidade de ajudar a indústria agroalimentar a garantir a qualidade dos produtos naturais, frescos e com elevado valor nutricional. “Percebemos que o crescimento do setor de bebidas naturais não estava a ser acompanhado pela inovação ao nível da conservação. As limitações – a curta validade e a conservação em frio – criam problemas que, acreditamos, conseguimos resolver ”, acrescenta o investigador da Guarda.

O investigador português revela ainda que a equipa da Chinova Bioworks conta ter, já no início de junho, “uma versão inicial” do produto para entregar ao primeiro cliente, uma empresa de bebidas japonesa. “Temos já outros contactos para aplicações em iogurtes, compotas ou comida”, acrescentou.

A Chinova Bioworks foi selecionada para integrar o IndieBio2016, que é considerado “o maior programa de aceleração de empresas da área da biotecnologia de toda a Europa”.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s