Tripas pouco calóricas

mercado_alimentar_tripas à moda do portoCem gramas de tripas à moda do Porto têm menos quilocalorias do que um menu de fast-food com hambúrguer e uma dose média de batatas fritas. O estudo é da Universidade do Porto.

Se lhe apetece comer tripas à moda do Porto, não se iniba, mas não abuse! Cada 100 gramas de tripas à moda do Porto tem 234 quilocalorias, o que significa que se forem ingeridas 300 gramas vamos acabar a refeição com uma porção de cerca de 700 quilocalorias, o que é um resultado “muito animador”, explica Pedro Moreira, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).

O estudo apurou que as quilocalorias do prato de tripas estudado (com orelheira, mão de vaca, salpicão magro, cenoura, cominhos, feijão e pimenta) com 300 gramas são de facto mais baixas, do que uma refeição de hambúrguer e uma dose de batatas fritas média, com 850 quilocalorias.

De acordo com Pedro Moreira, as tripas à moda do Porto, com 600 anos de existência, são o “paradigma da tradição gastronómica no Porto”, tanto pelo valor nutricional, como pela sua dimensão histórica e afetiva. “Comer não pode ser só um somatório de nutrientes. Comer tem uma dimensão nutricional, mas tem também o seu lado mais afetivo, tradicional e histórico como é o caso das tripas à moda do Porto”, refere o investigador.

“Na gastronomia nacional existem autênticos tratados de combinações alimentares saudáveis, especialmente quando estas propostas são consideradas no conjunto da refeição, em que há que contar com a sopa e a sobremesa, para além do prato principal”, finaliza Pedro Moreira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s