Pistácio: Está na moda!

Pistachios on a white background

O pistácio apresenta benefícios para a saúde, ao nível da proteção cardiovascular

Investidores portugueses rumam a Espanha para conhecer explorações locais de pistácio. Um produto com muita procura na União Europeia e que poderá ser uma nova aposta nacional.

Baixos custos de investimento e de produção e muito rentável. O negócio do pistácio está a atrair novos empresários que vêm nesta produção uma boa aposta já que em Portugal quase não existe produção deste fruto seco.

“Acreditamos que em dois anos, mais de 3.000 hectares estarão ocupados com produção de pistácio”, revela José Martino, CEO da consultora agrícola Espaço Visual. Ainda de acordo com o responsável, “o pistácio pode gerar um rendimento superior a 10 mil euros por hectare”, o que justifica o “crescimento galopante” que este negócio está a ter em Espanha.

Em Espanha, é na região de Castilla La Mancha que a produção de pistácio mais cresceu nos últimos anos. Só em 2015 a superfície de pistácio passou de 1.500 hectares a 10 mil, o que representou um aumento da produção de 25 por cento.

Quanto ao escoamento do produto, José Martino sustenta que está assegurado para os mercados da União Europeia, onde “a procura supera em muito a oferta” e “é necessário plantar 120 mil hectares para suprir as necessidades”.

Para além de estarem na moda, estes frutos secos também apresentam benefícios para a saúde, ao nível da proteção cardiovascular. Contudo, é importante ter atenção ao sal.

De acordo com a FAO, o Irão é o 1.º produtor mundial, seguido da Turquia, Síria e EUA, que representam 90% da produção mundial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s