Vinho: O fim do aroma da rolha

mercado_alimentar_amorim

Em 2015, a Corticeira Amorim vendeu o número recorde de 4,2 mil milhões de rolhas 

Corticeira Amorim desenvolve rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável, ou seja, que não liberta aromas indesejados para o vinho.Um investimento de 10 milhões de euros permitiu à Corticeira Amorim desenvolver uma tecnologia inovadora que, em 20 segundos, deteta a presença nas rolhas de cortiça de um composto químico (TCA) associado a desvios sensoriais nos vinhos. Um investimento que permitiu desenvolver rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável.

“NDTech é uma tecnologia de ponta que possibilita uma revolução em termos de controlo de qualidade, já que introduz pela primeira vez uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça, baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo”, refere a empresa em comunicado.

Atualmente, “cada análise de cromatografia gasosa demora cerca de 14 minutos”. Com esta nova tecnologia – desenvolvida em parceria com uma empresa internacional especializada – a corticeira “conseguiu reduzir o tempo desta análise para cerca de 20 segundos, viabilizando a sua integração numa escala industrial”.

Ainda de acordo com a Corticeira Amorim, o desempenho da NDTech “está a ser validado por entidades líderes mundiais em investigação associada à indústria do vinho – a Geisenheim University, na Alemanha, e o Australian Wine Research Institute –, o que faz dela “a única tecnologia de controlo individual de qualidade do TCA alvo de validação científica por parte de ambas as organizações”.

A nova tecnologia será inicialmente aplicada à gama de rolhas naturais premium da corticeira. Relembre-se que a rolha natural packaging premium [embalagem de qualidade superior] de vinhos “é muito valorizada em mercados-chave para a exportação, como os EUA ou a China”, relembra o comunicado.

Para o presidente e administrador executivo da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, a “aposta contínua” da empresa no reforço da qualidade das rolhas de cortiça tem sido “determinante” na consolidação da sua liderança na indústria e no aumento. Nos últimos cinco anos, as vendas cresceram de três mil milhões de rolhas para um número recorde de 4,2 mil milhões, em 2015.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s