
A rotulagem da carne de porco já é obrigatória
As carnes de porco, de ovino, caprino e aves vão ter rótulo. O objetivo é clarificar os consumidores portugueses sobre o produto alimentar.
O diploma aprovado ontem, dia 21 de abril, obriga a que o nome do país de origem seja escrito por extenso, para que os consumidores fiquem informados sobre a origem dos produtos que consomem. Assim, “o nome de Portugal será escrito por extenso”, disse Capoulas Santos, ministro da Agricultura, que acrescentou que a medida “será obrigatória, não apenas para a carne portuguesa, mas também de outro país”, cujo nome também “terá de ser escrito por extenso”.
Já no passado dia 01 de abril, o ministro da tutela tinha anunciado, em Braga, que o executivo tencionava obrigar à rotulagem da carne de porco: Uma forma de disponibilizar aos consumidores portugueses informação sobre a proveniência da carne.
Nessa altura, o governante referiu também já ter apelado à indústria de laticínios para que, nos pacotes de leite, queijo e manteiga, seja claramente posta a identificação nacional, eventualmente até a bandeira nacional. “Nos produtos lácteos, a regulamentação comunitária não nos permite uma determinação com essa clareza, mas nada impede à indústria de o fazer”, explicou.
Em relação às importações, o representante do Governo adiantou que vai ser apertada a fiscalização, para que os produtos entrem em Portugal em respeito pelas regras da União Europeia.
Capoulas Santos adiantou que o Governo está a trabalhar numa linha de crédito de pelo menos 20 milhões de euros para acudir aos problemas de tesouraria e endividamento dos empresários dos setores do leite e da suinicultura.