É Pão. E é São Diabetes

mercado_alimentar_criança_comer_pãojpeg

O Pão São Diabetes tem menos sal e mais ácidos gordos ómega 3

Menos sal e mais ácidos gordos ricos em ómega 3. É assim o pão desenvolvido pelo Museu do Pão em parceria com a Associação Protetora de Diabéticos de Portugal. Um pão só para diabéticos? Claro que não!

O pão é um vício, todos sabemos. E se esse vício contribuir para ganhos na saúde, melhor. O objetivo foi traçado há seis anos e continua a dar cartas. Com 300.000 unidades vendidas em 2015 e um volume de faturação a crescer 15 por cento, o Pão São Diabetes é a prova de que é possível inovar num bem essencial. “Em 2016 queremos lançar vários produtos ligados à saúde, com a aposta em alimentos sem glúten e sem lactose”, conta Hélder Simões, coordenador do projeto no Museu do Pão.

Quando em 2010 a Associação Protetora de Diabéticos de Portugal lançou o desafio, o processo parecia complexo. Mas o resultado foi bem-sucedido: Um pão que ajuda a diminuir os triglicéridos, a controlar o colesterol e a tensão arterial elevada.

“Para pessoas com diabetes é importante que a absorção dos hidratos de carbono seja lenta por forma a controlar os níveis de glicémia. A combinação de ingredientes do “Pão São Diabetes” confere-lhe um aporte de hidratos de carbono de absorção lenta que, aliado ao seu alto teor de fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Essa fórmula ajuda no controlo do índice glicémico”, explica o responsável ao Mercado Alimentar.

Para isso contribui a mistura de farinhas especiais – farinha de trigo, farinha de centeio, flocos de aveia, sementes de girassol e linhaça, farinha de tremoço, glúten de trigo – que, por via do elevado teor de fibras, prolongam a sensação de saciedade.

Mas Hélder Simões relembra que este produto é benéfico para todos os consumidores: “Apesar de estar ajustado às necessidades das pessoas com diabetes, é um excelente alimento para todos. Tem uma redução de sal na sua composição, além da presença de ácidos gordos ricos em “Ómega 3”, contribuindo, de forma preventiva, para diminuir os triglicéridos e controlar o colesterol e manter a tensão arterial equilibrada”.

Disponível em todo o país na grande distribuição e no comércio local, o Pão São Diabetes apresenta-se em metades e cortado em fatias, envolvido num saco de plástico transparente e azul. Pelas características dos seus  ingredientes tem uma validade de 12 dias.

A diabetes é uma doença crónica em expansão por todo o mundo e com graves implicações para a saúde. Para além das consequências ao nível cardiovascular e renal, uma diabetes não controlada poderá conduzir à cegueira e a amputação de membros. Mudar o estilo de vida e adotar hábitos alimentar mais equilibrados ajudam a prevenir a sua proliferação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s