Vitamina C na prevenção de cataratas

mercado_alimentar_laranjeiras

O estudo do King’s College London sugere que a ingestão de vitamina C inibe a progressão das cataratas. 

Um consumo elevado de vitamina C pode ter um efeito potencialmente preventivo na progressão das cataratas. O estudo foi publicado na revista Ophthalmology.

O estudo desenvolvido por investigadores do King’s College London, no Reino Unido verificou que, após dez anos, os participantes que ingeriam mais vitamina D apresentavam uma redução de 33% na progressão das cataratas. Por outro lado, apresentavam um cristalino mais “limpo”, comparativamente com aqueles que consumiam uma menor quantidade de vitamina C. A vitamina C está presente, de forma natural, nos citrinos (laranja, limão), morangos, kiwi, hortícolas de folha escura, pimentos, tomate, brócolos, couve-flor e algumas ervas aromáticas (tomilho, salsa e cebolinho).

A equipa liderada pelo investigador Chris Hammond constatou ainda que os fatores ambientais, incluindo a dieta, influenciavam mais as cataratas do que os fatores genéticos, os quais apenas explicam um terço das alterações da opacidade do cristalino.

O estudo partiu da observação da progressão das cataratas em 324 pares de gémeas ao longo de dez anos através da análise das fotografias do cristalino, o que permitiu avaliar o nível de opacidade em detalhe. O consumo de vitamina C foi medido através de um questionário alimentar.

Para  Chris Hammond, estes resultados sugerem que uma alteração no regime alimentar, como o aumento do consumo de frutas e vegetais, enquanto parte de uma dieta saudável, pode ajudar a proteger das cataratas, particularmente na população idosa.

“O nosso organismo não consegue produzir vitamina C, por isso a sua existência depende dos alimentos que ingerimos”, adianta Kate Yonova-Doing, também coautora do estudo. E acrescenta: “Não verificámos uma redução significativa do risco nas pessoas que ingeriram suplementos alimentares. O que sugere que uma dieta equilibrada traz maiores benefícios para a saúde”, finaliza.

A catarata é uma condição ocular na qual o cristalino fica parcialmente ou totalmente opaco em resultado da oxidação ao longo do tempo. Apesar de fazer parte do envelhecimento normal, alguns indivíduos são afetados de uma forma mais severa, apresentando uma visão turva, nublada e maior sensibilidade à luz apenas tratável pelo método cirúrgico.

O líquido do olho que banha o cristalino contém elevadas quantidades de vitamina C, que impedir a oxidação do cristalino e protege-o de ficar turvo. Acredita-se que o aumento do consumo da vitamina C tenha um efeito protetor na progressão das cataratas através do aumento da disponibilidade da vitamina no líquido ocular.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s