
Os cinco premiados
Estão abertas até dia 29 de maio, as candidaturas para a quarta edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
O vencedor do primeiro prémio irá representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores de 2017.
O objetivo “é promover uma imagem positiva dos jovens agricultores e identificar os melhores projetos pelos critérios da inovação, sustentabilidade e orientação para o mercado”, diz a CAP em comunicado.
O júri é composto pelos serviços técnicos da CAP, pelo Conselho Nacional de Jovens Agricultores da CAP, pelo eurodeputado Nuno Melo e pela Syngenta. Os cinco vencedores serão anunciados no seminário dos Jovens Agricultores, durante a Feira Nacional de Agricultura, que decorre entre 4 e 12 de junho.
Os interessados podem consultar o regulamento e enviar a candidatura através do formulário disponível no site da CAP.
O papel dos jovens agricultores é fundamental para evitar o abandono e desenvolver as zonas rurais. De acordo com as estatísticas europeias, os jovens agricultores representam apenas 10% dos Agricultores na Europa. No caso específico de Portugal a percentagem é ainda mais baixa, apenas três por cento do total dos Agricultores.