Atenção às bebidas energéticas

Mercado Alimentar_bebidas energéticas

O consumo de bebidas energéticas pode estar associado ao aumento do ritmo cardíaco

As bebidas energéticas podem alterar o ritmo cardíaco e aumentar a pressão arterial, sugere estudo da Universidade do Pacífico e o Centro Médico David Grant.

De acordo com Phillip Oppenheimer, um dos autores do estudo, estes resultados são importantes uma vez que as bebidas energéticas são habitualmente consumidas pela população universitária.

“Os resultados sugerem que determinadas bebidas energéticas podem aumentar o risco de ter um ritmo cardíaco anormal quando consumidas em grandes quantidades. Enquanto aguardamos por mais dados, alguns consumidores devem ter algum cuidado”, revelou, em comunicado de imprensa, Sachin Um Shah, coautor do estudo e investigador da Universidade do Pacífico, nos EUA.

O estudo contou com a participação de 27 indivíduos saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. Os participantes beberam duas latas de uma bebida energética, um volume equivalente de uma bebida contendo panax ginseng (um ingrediente da bebida energética) ou uma bebida placebo uma vez por dia, a cada seis dias, durante três semanas.

Os investigadores mediram a frequência cardíaca e a pressão arterial antes da ingestão e outras quatro vezes nas seis horas seguintes. Os voluntários que consumiram a bebida energética apresentaram um aumento estatisticamente significativo de um marcador da frequência cardíaca anormal conhecido como intervalo QTc. Estes indivíduos também tiveram um ligeiro aumento da pressão arterial. Estes efeitos persistiram duas horas após a bebida energética ter sido consumida. Os participantes que beberam ginseng ou um placebo não apresentaram aumentos no intervalo QTc ou na pressão arterial.

As bebidas energéticas têm sido associadas a mortes súbitas. Em junho de 2014, o Centro de Ciência no Interesse Público, um grupo norte-americano de defesa da saúde do consumidor, deu conta de 34 mortes que poderiam estar associadas ao consumo de bebidas energéticas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s