Portugueses com novos hábitos de consumo

Mercado Alimentar_Criança_comer saudável

Os portugueses mudaram os seus hábitos de consumo e comem mais refeições em casa

Menos refeições fora de casa. As compras alimentares são feitas em função do preço e das promoções. Alguns dos dados revelados pelo estudo do IPAM – The Marketing School.

A crise dos últimos anos tem deixado marcas nos portugueses. Essa é a principal conclusão do mais recente estudo do IPAM – The Marketing School, que revela que mais de metade dos inquiridos (50,5 por cento) cortam cada vez mais no número de refeições fora de casa.

O estudo do IPAM mostra que o custo dos produtos tem um peso muito significativo, no que toca à compra de produtos alimentares: 72 por cento admite que as compras alimentares são feitas em função do preço, de campanhas e promoções e de uma gestão rigorosa do orçamento, em detrimento da qualidade do produto. O peso financeiro faz-se sentir cada vez mais, também, na compra de bens não perecíveis, como roupa, sapatos, brinquedos, etc, com 75 por cento dos consumidores a admitir que a sua compra é influenciada pelo preço e pela gestão rigorosa do orçamento.

O inquérito, que pretende analisar a evolução dos hábitos de consumo dos portugueses nos últimos 12 meses e perspetivar a sua evolução para 2016, revela ainda que 80 por cento dos inquiridos admite que a sua situação económica começa a dar sinais de melhoria. E a aposta continua a fazer nos setores básicos: atividades de educação (mais de 30 por cento), seguido da alimentação em casa (cerca de 25 por cento).

Para 2016 o cenário não parece muito animador. O inquérito promovido pelo IPAM revela que 26 por cento dos inquiridos considera que 2016 será pior do que 2015.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s