Mel sem vestígios de antibióticos

Investigadores da Universidade do Minho desenvolvem enzima capaz de destruir a bactéria responsável pela doença Loque Americana, que afeta abelhas jovens e pode matar toda a população de uma colmeia.

 

abelhas

Centro de Engenharia Biológica descobre enzima capaz de eliminar a presença de antibióticos no mel e, ao mesmo tempo, combater a Loque Americana 

 

Este estudo vem responder à necessidade de eliminar a presença de resíduos de antibióticos no mel, impostas pela legislação da União Europeia, e ao mesmo tempo encontrar um método antimicrobiano alternativo no combate terapêutico à Loque Americana (AFB).

O trabalho de investigação feito em parceria entre o Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o engenheiro zootécnico Tiago Moreira, que se dedica à apicultura na zona de Entre Douro e Minho, a Federação Nacional de Apicultores e a Direção Geral de Veterinária, revela que “confirmámos que a enzima desenvolvida tem capacidade para destruir a bactéria responsável pela Loque Americana nas concentrações que ocorrem no campo quando a doença se verifica, e que não é tóxica para as larvas”, refere Ana Oliveira, investigadora do CEB. O produto em desenvolvimento pode, assim, ser aplicado oralmente às abelhas adultas para que o possam fornecer posteriormente às larvas e/ou por pulverização direta às larvas que se encontram nos favos.

 

Esta doença é uma das “mais graves” doenças bacterianas e afeta abelhas em Portugal mas principalmente na Europa e na América do Norte. Como explica o comunicado, a AFB começa por “atingir as abelhas jovens, as larvas e, rapidamente, se espalha por toda a colónia de abelhas” e, alerta o texto, “se não for tratada, pode resultar na morte de toda a população da colmeia num curto espaço de tempo”.

 

A próxima fase será a de “ensaios in vivo em larvas de abelha criadas em laboratório e posteriormente em colmeias naturalmente infetadas”, finaliza a investigadora.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s