Apostar no arroz nacional

arroz_baixo mondegojpg

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro promove hoje, quinta-feira, um dia aberto para divulgar a fileira do arroz. Para breve poderá estar uma nova variedade de arroz.

Os ensaios desenvolvidos no Campo do Bico da Barca, concelho de Montemor-o-Velho, pretendem mostrar a investigadores, técnicos, agricultores, docentes, estudantes e empresários, o trabalho desenvolvido nos ensaios. “Temos no campo o ensaio de novas variedades de arroz. Algumas já estão a ser cultivadas há vários anos, as quais poderão entrar no mercado a qualquer momento”, afirmou à Agência Lusa António Jordão, técnico na Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas.

O engenheiro agrícola esclareceu que, em 2013, foram iniciados ensaios para testar uma variedade de arroz tipo agulha, uma resposta aos interesses comerciais dos agricultores. “Apesar de o clima desta região ser mais indicado para o arroz carolino, entendemos que poderia ser útil aos agricultores terem conhecimento da adaptação do arroz agulha”, referiu.

Também no Campo do Bico da Barca, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz, realiza “ensaios no âmbito do programa nacional de melhoramento genético do arroz”.

Para isso servirão os dois hectares de campo que estão destinados ao trabalho de “ensaiar, estudar e avaliar”. Em 2013 saíram destes campos cerca de 14 toneladas de arroz para a indústria.

 

Saiba mais aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s