Intermarché promove a fruta feia!

intermarche_legumes feitos

Em França, a rede de supermercados lançou a campanha “Frutas e Vegetais Inglórios”, para promover a fruta feia. A iniciativa está a gerar impato nas redes sociais e na comunicação social. Também chegará a Portugal?

O conceito é simples. Promover as orientações nutricionais que sugerem o consumo de 5 peças de frutas e vegetais todos os dias. E, em simultâneo, impulsionar o consumo de fruta feia, há muito retirada das bancas dos supermercados, mas com o mesmo valor nutricional que a “fruta bonita”.

Todos os anos, cerca de 90 milhões de toneladas de comida são deitadas fora no espaço europeu, e isto não inclui, conforme dados da União Europeia (UE), os desperdícios da agricultura e das pescas. Uma tendência que a UE quer ver invertida, tendo por isso declarado 2014 o Ano do Combate ao Desperdício Alimentar.

O desafio foi aceite pela cadeia de supermercados francesa que está a dar o seu contributo através da campanha “Frutas e Vegetais Inglórios”. Para além de ter colocado as verduras e legumes descalibrados e imperfeitos à venda por menos 30%, a marca optou por sensibilizar os consumidores desenvolvendo sumos feitos à base destes alimentos, até aqui desperdiçados. O sucesso parece ter sido alcançado.

Uma estratégia simples que está a conseguir promover o consumo de frutas e legumes – têm o mesmo valor nutricional que a “fruta e legumes bonitos” – ao mesmo tempo que reduz a quantidade de alimentos que são deitados fora. Segundo a Marcel Paris, agência que desenvolveu o projeto, a campanha originou um aumento de 60% no tráfego da seção de frutas e vegetais do Intermarché, assim como um aumento de 24% das visitas na loja.

Resta saber se a campanha chegará a Portugal ou se outra cadeia de supermercados nacional lhe seguirá o exemplo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s