As melhores uvas são do Alentejo!

Foto: Sogrape

Foto: Sogrape

USA Today e o site 10Best.com apresentam, na sua seção de viagens, o Alentejo como a melhor região vinícola do mundo para visitar. A escolha é do público.

De acordo com um dos jornais americanos com maior circulação, “esta intrigante região rural situada a duas horas de Lisboa é como uma viagem de volta no tempo para os amantes do vinho. O terreno diverso detém olivais e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas”. É ainda referido que a comida no Alentejo “é rústica e autêntica, aproveitando ao máximo o estilo de vida agrário na região”.

Entre os 20 candidatos pré-selecionados, escolhidos por Kerry Woorlard e Frank Pulice, dois peritos do setor dos vinhos, o Alentejo era o único representante de Portugal. Okanagan Valley na Colúmbia Britânica, Maipo no Chile, Marlborough na Nova Zelândia, e Croácia completam o ranking das 5 regiões mais votadas. Entre as regiões selecionadas e que estavam em concurso, estavam algumas das zonas mais famosas do panorama vitivinícola e ecoturístico do mundo.

Para Dora Simões, presidente da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, “é uma distinção importante para o Alentejo e também para o país, que tem impacto muito positivo no potencial de notoriedade que a região pode obter nos mercados internacionais”. A responsável adianta ainda que o facto de os leitores terem preferido o Alentejo a regiões tão famosas como a Borgonha, Champanhe, Rioja ou o Piemonte, vem também “dar um grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo, quer internamente, quer junto de mercados externos estratégicos”.

O site 10Best.com, que promoveu esta iniciativa, é conhecido pelas suas populares votações sobre diversos tópicos relacionados com o mundo das viagens.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,9%) quer em valor (46,7%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG.

Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s