Alpiarça promove marca “Terra do Melão”

melão alpiarça 2014

O 5.º Festival do Melão de Alpiarça realizar-se de 25 a 27 de julho para facilitar a comercialização do produto. Em paralelo decorre o processo de certificação do melão “Manuel António”.

O presidente da Câmara Municipal de Alpiarça disse à agência Lusa que a aposta na marca “Alpiarça Terra do Melão” e a realização do festival desde 2010 têm sido muito importantes para a economia local. “Os agricultores produzem bem, mas têm enormes dificuldades na comercialização, no escoamento, e o festival tem contribuído enormemente para que Alpiarça reforce a sua posição nesta rota da comercialização do melão”, disse Mário Pereira.

Em paralelo, prossegue o processo de certificação do melão “Manuel António”, variedade desenvolvida localmente e que foi “destronada” nos anos 1970 pelo melão branco. A sua inclusão no Catálogo Nacional de Variedades 2014, enquanto “variedade tradicional”, reforçou a importância de apostar na sua produção. ” É necessário apostar numa produção de maior escala, tendo em conta que atualmente é muito residual residual”, afirmou o autarca. Um esforço que já foi pedido junto dos produtores para que estes “aumentem a produção, apostando em maiores áreas”, afiança.

Ao argumento do investimento inicial necessário e da menor produção desta variedade comparativamente com outras, num momento em que se vive um “esmagamento de preços”, o autarca contrapõe a “grande qualidade” deste melão, apetecível para nichos de mercado, não só nacionais como estrangeiros.

 

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s