Cooperativas agrícolas em balanço positivo

EL INICIO DE LA CAMPAÑA CITRÍCOLA SE HA RALENTIZADO POR LAS LLUVIAS

Para a Cogeca, Associação Europeia das Cooperativas Agrícolas, os seus associados estão a conseguir responder aos novos desafios, aplicando técnicas mais sustentáveis e desenvolvendo produtos com maior qualidade.

No Dia Internacional das Cooperativas 2014, que se assinalou no passado dia 5 de julho, o Cogeca destacou o facto de as cooperativas agrícolas liderarem o processo de adoção de técnicas de “produção mais amigas” do ambiente na Europa, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável para todos.

“As cooperativas produzem alimentos de qualidade de forma sustentável e utilizam de forma eficiente os recursos, criando empregos e novas oportunidades de negócios principalmente nas zonas rurais da União Europeia”, frisou Christian Pees, Presidente do Cogeca.

Exemplos recentes destas técnicas ​​incluem investimentos para integrar as energias renováveis ​​no processo de produção agroalimentar, como os painéis solares e moinhos de vento em explorações agrícolas e unidades de processamento, as inúmeras aplicações da bioeconomia através da utilização de subprodutos e da reciclagem.

Para Christian Pees, as 38.000 cooperativas agrícolas desempenham um papel fundamental nas economias rurais, pois “ajudam os agricultores a comercializar os seus produtos e obter um preço mais elevado, impulsionando o crescimento e o emprego na economia verde, que é vital para as duras condições económicas atuais”.

Mesmo assim, e apesar do desenvolvimento económico dos últimos anos, ainda é possível maximizar o seu potencial e melhorar o acesso aos alimentos.

“O posicionamento dos agricultores na cadeia alimentar deve ser fortalecido, contribuindo para o melhor funcionamento dos mercados, sem a existência de práticas comerciais desleais. Tal poderá ser conseguido através do incentivo aos agricultores para unirem as suas forças em cooperativas, permitindo-lhes obter um retorno mais justo do mercado e um melhor valor acrescentado dos seus produtos”, finaliza o responsável.

 

Fonte: COPA-COGECA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s