Mirtilo nacional reconhecido lá fora

mirtilos

A procura internacional dos mirtilo produzido em Portugal está a ser semelhante à dos anos anteriores. Conclusões apresentadas durante a Feira do Mirtilo, que decorreu em Sever do Vouga.

“Foi unânime a opinião de que existe uma procura internacional semelhante à dos anos anteriores, o que tem assegurado o normal escoamento da produção. Alguns empresários afirmaram mesmo que já não têm mais produto para venda. Referiram que na presente campanha os preços voltaram a rondar os preços médios das campanhas de anos passados”, refere o texto das conclusões.

O documento sublinhou ainda que o produto nacional continua a responder aos mais altos padrões de exigência. Um sucesso conseguido por via da “garantia da qualidade, da certificação dos produtos e do apertado controlo de custos”. Durante o encontro, os exportadores presentes manifestaram ainda a vontade de continuar a trabalhar com os produtores “de uma forma organizada, de modo a que tal parceria se possa traduzir num maior poder negocial, que traga benefícios para todos os intervenientes”.

Atualmente em Portugal operam  no setor empresas oriundas das diversas regiões do país, de diversas dimensões e diferentes posicionamentos no mercado, como a Biolafões, Centroberry, Driscoll´s, Lusomorango, COAPE, Lafoberry, Mirtisul, Quinta de Boucinha e Delícias do Tojal.

Ayrton Sequeira, da empresa Delícias do Tojal, um dos maiores exportadores de mirtilo, salientou que os pequenos frutos são a atividade mais rentável do setor frutícola, mas não podem ser um “hobby” de fim-de-semana. “É um negócio exigente, que obriga a uma atitude pautada pela dedicação, responsabilidade e profissionalismo”, alerta o responsável.

 

Com Lusa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s