Lourinhã aposta na Rota da Aguardente

aguardente

Um projeto que visa promover a competitividade deste produto único em Portugal e, com o qual, a CVR Lisboa espera ver aumentar em 25% as vendas, a médio prazo.

“O consumo de aguardente tem aumentado. De 2012 para 2013 cresceu cerca de 12,5 por cento. De 2013 para 2014 cresceu 15 por cento. A existência da Rota da Aguardente poderá em muito contribuir para acelerar este crescimento contínuo das vendas da Aguardente da Lourinhã”, explica Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

De acordo com o responsável, em 2013 venderam-se 7.250 garrafas de aguardente da Lourinhã – mais 15% do que em 2012 –, sendo que cada garrafa custa, em média, cerca de 30 euros. Um crescimento que, justifica, está associado ao “aumento do consumo nas refeições vendidas a turistas”.

Aliás, em termos de consumo, os portugueses são os principais consumidores. O peso das exportações nas vendas é apenas 5%, e as previsões de crescimento são reduzidas já que “ainda não existem estratégias para aumentar as vendas fora do país”, conta Vasco d’Avillez.

Por isso, o presidente da CVR Lisboa acredita que a demarcação desta região vai ajudar a promover o produto que, já hoje, “vale muito mais do que o vinho”. “Em média o produtor precisa de 10 litros de vinho para obter um litro de água ardente”, explica o responsável.

A Lourinhã integra a recém-criada Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), e comercializa apenas aguardente com mais de cinco anos de envelhecimento, produzida sempre com as castas recomendadas ou autorizadas.

A Região, Demarcada para Aguardente Vínica de Qualidade e com Denominação de Origem Controlada (DOC), é a única existente em Portugal e a terceira em todo o mundo, a par de Cognac e Armagnac, em França.

 

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s