Mirtilo em destaque em Sever do Vouga

 

 

Feira do MirtiloA 7.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo decorre entre 26 e 29 de junho no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. E já agora, conhece os seus benefícios para a saúde?

Todos os anos deslocam-se à Capital do Mirtilo dezenas de milhares de visitantes oriundos de todas as regiões do país, que procuram os cerca de 100 stands para conhecer e comprar o mirtilo. Seja em forma de fruto fresco, doces, compotas, licores ou em planta, este fruto vermelho é muito apreciado pelo seu sabor e também pelo seu valor nutricional.

Em termos nutricionais, o mirtilo tem inúmeras vantagens para a saúde. Inserido na família dos frutos vermelhos, como as amoras, groselha, framboesas e morangos, estes pequenos frutos de tom roxo são ricos em vitamina C e outras substâncias como a antocianina, um antioxidante que ajuda a combater os danos no organismo, o constituindo “um importante escudo de defesa e ajudam na produção de células que combatem os invasores indesejados”, sublinha Helena Amaral, nutricionista.

Mais há mais. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro entre outros elementos. O consumo regular deste ajuda ainda a combater a depressão assim como as infeções urinárias. Todos os frutos vermelhos atuam no combate ao envelhecimento da pele, derrames vasculares e na prevenção das varizes.

Em Portugal, a produção de Mirtilo está distribuída em dois territórios distintos: sub-região do Médio Vouga e sub-região do Alentejo Litoral. Na sub-região do Médio Vouga, onde se localiza Sever do Vouga, a produção do mirtilo foi inserida em 1995, após técnicos holandeses terem desenvolvido estudos e constatado que o concelho possui boas condições edafo-climáticas para a instalação desta cultura.

Atualmente, Sever do Vouga possui cerca de 80 produtores, com produções anuais na média das 100 toneladas.

 

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s