ECO-COOLER: Inovar no setor das pescas

barco pesca

Um protótipo inovador que converte o calor libertado pelo escape dos motores dos navios de pesca em energia para alimentar as instalações frigoríficas dos porões nos navios de pesca. O projeto viu agora luz verde do PROMAR – Programa Operacional Pescas.

Para além da eficiência energética, através da redução do consumo energético do sistema de refrigeração das embarcações, o projeto permite ainda o controle de custos da frota portuguesa. Dinamizado pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar, a iniciativa contou com a parceria do estaleiro Nautiber, a consultora financeira Momento Linear e o centro de investigação INOV.

Em comunicado, os dinamizadores do ECO_COOLER reforçam outras mais-valias, como o aumento da rentabilidade através da implementação de tecnologias inovadoras sem aumentar as capacidades de captura e a melhoria das condições de segurança no trabalho a bordo das embarcações. Por outro lado poderá também contribuir para a eficiência energética, a poupança no consumo de combustíveis fósseis, a redução das importações e o aumento das exportações portuguesas.

Mas este projeto poderá ainda beneficiar outras entidades ligadas à área científica, de investigação e inovação, nomeadamente por via da exportação da tecnologia. Uma vez que o estaleiro se encontra em Vila Real de Sto. António, os promotores do projeto acreditam que a frota de pesca espanhola poderá vir a ser cliente desta instalação.

Este protótipo será desenvolvido pela NAUTIBER – Estaleiros Navais do Gaudiana, Lda e pelo centro de investigação INOV, com o patrocínio do FEEM e com a consultoria da Momento Linear – Consultores, Lda, associada do FEEM, que montou o processo de candidatura ao PROMAR.

Saiba  mais aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s