QR Codes, muito (ainda) a descobrir

Heinz QR Code

Estudo da Netsonda revela que os portugueses ainda não estão muito recetivos à tecnologia. Apesar de 94% dos inquiridos já ter visto QR Codes, mais de metade diz nunca os utilizar. Apesar disso, e mesmo sem o usar, 80% dos consumidores consideram as marcas que os usam como “inovadoras”! 

Ainda há muito trabalho de informação a fazer junto dos consumidores portugueses sobre os QR Codes. De acordo com o estudo – “QR Codes e os Portugueses” divulgado a 10 de março pela Netsonda, as conclusões relevam que os consumidores nacionais estão divididos entre a ideia de que um QR Code é um código de reconhecimento digital lido por telemóvel (32%) ou que se trata de um código que dá acesso a um site de uma marca ou de um produto (32%).

Pouco seguros também parecem estar em experimentá-los. É o que se poderá concluir do facto de mais de metade (55%) dos inquiridos, que sabe o que são, confessarem que nunca os usam. E mesmo aqueles que os utilizam não o fazem com muita convicção: 9% refere que usou apenas uma vez enquanto apenas 37% admite usar com frequência. Quem conhece as suas potencialidades, acrescenta que usam os QR Codes para encontrar “Detalhes sobre o produto” (66%), as “Promoções” (47%) e “Link para o site da marca” (40%).

Mas há boas notícias! Apesar de fazerem um uso pouco regular, a verdade é que os portugueses reconhecem as mais-valias das novas tecnologias e das aplicações móveis. Isso ajuda a explicar os 80% do total de inquiridos que vê uma marca que utiliza este tipo de códigos como “inovadora”, já 57% reconhece que a marca que se “preocupa com o consumidor”, enquanto que para 50% os QR Codes ajudam a aumenta a notoriedade e credibilidade. Quem não usa, apresenta uma de duas boas razões: “Não ter Smartphone” (49%) ou “não saber como usar” (18%).

O inquérito decorreu em janeiro de 2014 tendo sido entrevistados 320 indivíduos representativos do universo de utilizadores de internet em Portugal. O estudo abordou diversas questões relacionadas com o reconhecimento, compreensão, relevância e utilização destes códigos por parte dos consumidores portugueses.

Um QR Code é um código de barras que pode ser encontrado em embalagens de produtos alimentares, em publicidades, revistas, etc, e que quando lido por um telemóvel ou tablet, encaminha o consumidor para uma determinada página na internet. Aí é possível encontrar mais informação sobre um determinado produto ou tema que a marca pretende promover junto do consumidor.

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s