Cerveja ajuda a rejuvenescer

Foto: DailyMail

Foto: DailyMail

O estudo das Universidades de Tel Aviv e Columbia revela que o álcool da cerveja ajuda a manter o ADN jovem por mais tempo. Já o café tem o efeito contrário: Envelhece!

De acordo com a investigação, o álcool aumenta os telómeros, responsáveis por manter os cromossomas estáveis e prevenir a deterioração quando as células que o contém se dividem. “Pela primeira vez, identificámos alguns fatores ambientais que alteram o comprimento do telómero e demonstrámos como isso acontece”, diz Martin Kupiec, um dos autores da pesquisa  “O que aprendemos pode um dia contribuir para a prevenção e o tratamento de algumas doenças”, acrescenta.

Na prática, o processo natural de envelhecimento decorre da divisão das células do nosso corpo. Sempre que isso acontece, as células fazem cópias das pontas dos cromossomas (os telómeros), que são sequências de DNA. De cada vez que há a divisão, estes ficam mais curtos até não se poderem dividir mais e morrem.

O que o estudo consegui descobrir é que as leveduras da cerveja têm semelhanças genéticas com o nosso AND, o que poderá permitir retardar essa divisão e manter o DNA vivo por mais tempo. Já o café, por seu lado, parece contribuir para acelerar esse processo.

Apesar das boas notícias, lembre-se: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde!

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s