Pre Gumelo: É ver crescer e colher!

Gumelo

Gumelo

O novo produto da empresa de Almeirim permite acompanhar o processo de desenvolvimento dos cogumelos desde a sementeira até à colheita. Depois, é só comer!

João Cavaleiro, Rui Apolinário e Tiago Marques encontraram uma forma “fácil e divertida” de transformar cada um de nós, em pequenos agricultores. Primeira premissa: Gostar de cogumelos! Depois é só fazer uso das ferramentas que o kit Pre Gumelo coloca à disposição, despender 1 minuto por dia e… ver os resultados crescer!

Com um custo de 10 euros, o kit contém 150 gramas de propágulo de cogumelo, ou branco de cogumelo, que permite “semear” cogumelos em substrato, e ainda dois sacos de cultivo, um par de luvas descartáveis e um vaporizador. Será ainda necessário estabelecer uma “parceria” com qualquer café local, para obter o substrato estável para a produção dos cogumelos.

O kit Pre Gumelo surgiu em Setembro, impulsionado pelo kit Eco Gumelo e pelo “feedback da comunidade”. “As pessoas queriam acompanhar todo o processo”, explica Rui Apolinário, um dos sócios da Gumelo. O recurso à borra de café enquanto substrato veio ainda contribuir para o reaproveitamento de um resíduo que, naturalmente, iria para aterro. “Atualmente produz-se 65 mil toneladas de borra de café por ano. Só no primeiro ano do projeto conseguimos reaproveitar, de forma ecológica, 20 toneladas de resíduo. Imagine agora o potencial que existe de reaproveitamento”, comenta ao Mercado Alimentar.

O projeto destes jovens empreendedores teve início com o Eco Gumelo. Na prática qualquer pessoa poderia plantar cogumelos, desde que tivesse uma caixa, que deveria ser colocada num sítio com luz e borrifar com água duas vezes por dia para ver os cogumelos a crescer.

Tanto o Eco Gumelo como o Pre Gumelo produzem cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus de elevado valor nutritivo e funcional. Sendo ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, o seu consumo regular ajuda a reduzir o colesterol, a prevenir doenças cardiovasculares e a reforçar o sistema imunitário. “É um cogumelo ainda pouco conhecido, mas com imenso potencial gastronómico”, acrescenta Rui Apolinário.

O Pre Gumelo é, para já, de venda exclusiva online através do site da empresa. Já o Eco Gumelo pode ser adquirido em mais de 30 lojas nacionais, espalhadas por todo o país.

Os três empresários pensam agora em investir num produto para o público mais jovem, envolvendo escolas.

Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s