“Saudável” também pode ser prejudicial

659-01852842

Ler o rótulo ajuda a fazer escolhas realmente equilibradas. É que vários alimentos aparentemente saudáveis podem não ser exatamente aquilo que dizem ser.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada nem sempre é fácil. E muitas vezes as decisões de escolher outros alimentos podem ter o efeito contrário ao desejado. “Existe um número considerável de alimentos que se apresentam como saudáveis, mas não são necessariamente o que dizem ser”, refere é Paula Trigueiro, nutricionista do Hapvida.

E neste grupo de alimentos, a especialista dá o exemplo: “Alimentos industrializados que dizem ter 0% de gordura trans, no entanto são ricos em gorduras saturadas; pães “integrais’ que, na verdade, são feitos com farinha refinada e possuem baixo teor de fibras; algumas barras de cereais que quase não têm fibra e também chocolate diet que apesar de não possuir açúcar, é rico em gordura”, afirma.

O mesmo acontece com o peixe, como é o caso do salmão. Conhecido por ser fonte de ómega 3, ácido gordo que tem inúmeras propriedades benéficas à saúde, como ajudar a reduzir problemas cardiovasculares, a verdade é que nem todo o peixe é igual. Estudos recentes apontam, por exemplo, que o produto proveniente de aquacultura no Chile pode não ser tão saudável quanto o peixe selvagem, encontrado em águas profundas. A culpa é do tipo de ração que – dependendo de sua composição – pode alterar as propriedades dos peixes, reduzindo, por exemplo, a quantidade de ômega 3 e aumentando o volume de gorduras saturadas.

“O consumo em excesso de alimentos ditos saudáveis pode, sim, prejudicar a saúde a longo prazo”, afirma Paula Trigueiro. E a nutricionista acrescenta que a solução para evitar este tipo de problema passa pelo consumidor ficar mais atento e verificar a composição do produto antes de comprá-lo. “O importante é criar o hábito de ler o rótulo dos alimentos e as informações nutricionais”, ressalta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s