Mercearia judaica online

produtos judeus

Chama-se Shofar, funciona online e é a única mercearia judaica em Portugal. Aqui poderá encontrar, para já, vinho, azeite, pão e queijo confecionados de acordo com a lei judaica.

Quando há um ano Júlio Engelstein e Ana Albuquerque decidiram abrir a Shofar, tinham uma ideia muito clara: Suprir a falta de conhecimento que há em Portugal e comercializar produtos kasher ou kosher (que literalmente significa próprio ou correto).

A fabricação destes produtos obedece a um conjunto de leis judaicas relativas à comida e bebida (kashrut). Entre outras regras, o kashrut proíbe o consumo de porco, marisco e peixes sem escamas. Por outro lado, os animais permitidos só poderão ser ingeridos se forem abatidos de acordo com a lei judaica (com um golpe na jugular para minimizar o sofrimento do animal e drenar completamente o sangue).

A carne, outro exemplo, também não pode ser misturada com leite e, mesmo os utensílios que estiveram em contacto com carne, não podem estar em contacto com o leite e vice-versa. A especificidade da confeção dos produtos alimentares passa ainda, e no final, pela certificação de um rabino.

Como conta o responsável, o público-alvo é uma comunidade de pouco mais de 3.000 mil judeus que vivem em Portugal. Mas, como acrescenta, o obetivo é também conquistar os turistas judeus, que visitam Portugal. “Muita gente, às vezes, não vem para Portugal porque existe uma necessidade, para quem é religioso e praticante, deste tipo de comida”, explica Júlio Engelstein.

Neste momento, e como adianta, algumas grandes cadeias de hotéis têm demonstrado interesse  em ter cozinha kosher e, assim, atrair turistas praticantes do judaísmo.“O mercado português ainda não suporta a transformação total de uma empresa não kosher para kosher. Mas é preciso pensar que, fora daqui, existem comunidades judaicas com interesse nestes produtos”, recorda.

Alguns dos produtos kosher à venda na Shofar já são feitos em Portugal, mas Júlio Engelstein admite quer desenvolver novos. Para já, existem duas quintas interessadas em desenvolver vinhos kosher, porém o responsável acredita que outras poderão estar interessadas neste nicho de produtos.

Com Lusa.

Vá à mercearia aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s