Meteorologia ao serviço do vinho

Sogrape Vinhos

Sogrape Vinhos

A Sogrape estabeleceu uma parceria com o Instituto de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Porto com vista à manutenção do funcionamento dos sensores na rede meteorológica da Sogrape Vinhos. 

Esta parceria visa uma eficaz utilização das ferramentas que a Sogrape Vinhos dispõe em benefício da viticultura sustentável e de projetos de investigação e desenvolvimento. Um trabalho que implicará a manutenção do bom estado de funcionamento de todos os sensores na rede meteorológica, a sua calibração e aferição para garantir a precisão das medidas registadas. Será ainda garantida a análise permanente dos valores inscritos para deteção de irregularidades, a recolha automática, tratamento e validação dos dados para disponibilização em página web e, finalmente, o armazenamento e segurança da informação recolhida.

A informação é recolhida através das estações espalhadas pelas principais regiões vitivinícolas de Portugal, nomeadamente Vinhos Verdes (Quinta de Azevedo), Douro (Quintas do Porto, Seixo, Caêdo, Sairrão e Leda), Bairrada (Quintas de Pedralvites e Barzomba), Dão (Quinta dos Carvalhais) e Alentejo (Herdade do Peso), o que garante a fiabilidade dos dados recolhidos.

A funcionar desde 2009, a rede meteorológica da Sogrape Vinhos é um importante suporte à viticultura e enologia de precisão. Acompanhando de perto o desenvolvimento do ciclo vegetativo da videira, a Sogrape Vinhos consegue assim fazer um melhor planeamento de operações como a poda e a vindima, definir tratamentos e gerir a irrigação necessária, sempre à escala de cada parcela.

Esta é também a maior rede meteorológica nacional privada utilizada na produção de uvas e vinhos. A recolha de dados é feita através de 20 estações autónomas, alimentadas por energia solar e ligadas por telefonia móvel (GSM) a um servidor no INEGI que, diariamente e de forma automática, se liga ao microprocessador de cada estação, descarregando, analisando e disponibilizando os dados registados por cada sensor nas últimas 24 horas.

Saiba mais aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “Meteorologia ao serviço do vinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s