Feira do fumeiro de Vinhais

feira do fumeiro vinhais 2014A Câmara Municipal de Vinhais e a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara voltam a promover a Feira do Fumeiro nos próximos dias 6 a 9 de fevereiro.

No primeiro fim-de-semana de Fevereiro, os caminhos vão dar a Vinhais. Na XXXIV Feira do Fumeiro são os enchidos, o pão, as azeitonas, o vinho, os cogumelos e o azeite que fazem as honras da festa e ajudam a promover os produtos locais.

O fumeiro é o rei da festa e, por essa razão, o pavilhão principal de exposições é ocupado por produtores individuais, cozinhas tradicionais e unidades de produção de fumeiro certificado do concelho de Vinhais. A base deste produto, de qualidade reconhecida, é o porco bísaro, uma raça autóctone, protegida, que possui uma carne particularmente saborosa.

A maioria dos produtores individuais criam vários porcos, com o objetivo específico de produzir fumeiro para esta Feira que, a nível gastronómico, já é uma referência nacional. O fumeiro de Vinhais tem Proteção Comunitária IGP-Indicação Geográfica Protegida, certificação atribuída pela União Europeia e que se traduz num reconhecimento das qualidades específicas dos enchidos de Vinhais, permitindo que o consumidor adquira produtos com a garantia de genuinidade e qualidade.

Atualmente o certame agrega muitas outras atividades económicas, um evento que representa um forte momento de dinamização da economia local. Para além do fumeiro será possível encontrar artesanato, uma grande variedade de produtos da terra e outros produtos locais, uma área de exposição de maquinaria agrícola e um espaço Gourmet.

A relevância da feira levou, pelo segundo ano consecutivo, ao aparecimento de vídeos promocionais “Paródia Wrecking Ball | versão Feira do Fumeiro de Vinhais 2014” e  “A viagem do porco Bísaro” da Feira do Fumeiro, que circulam no youtube e no facebook. A Câmara Municipal de Vinhais e a organização da Feira já se colocaram à margem destes vídeos e esclarecem que os mesmos são da responsabilidade de “um grupo de jovens que pretende apenas promover esta feira de uma forma original.”

Conheça o vídeo:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s